Lembrando: Esse tutorial ensina apenas a utilizar a ferramenta Otmis Maps para visualizar a sobreposição ocorrida na operação de pulverização realizada com um GPS como guia. Para saber como extrair os mapas em formato shape do seu GPS entre em contato com o fabricante e/ou representante.


1 – Acessar o endereço www.otmisnet.com.br;


2 – Selecionar a opção “Maps Otmis Net”;



3 – Selecionar a opção “Serviços Barra de Luzes”;



4 – Preencha seu nome, email, telefone e localização (Município/UF);


5 – Clique em prosseguir;



6 – Selecione qual o modelo de sua barra de luzes;



7 – Clique em “Selecione os arquivos”;



8 – Atenção;


Quando se exporta os arquivos do GPS no formato shape file, geralmente são criados arquivos da bordadura, da cobertura, das linhas guias entre outros. E são gerados arquivos com três extensões diferentes que são complementares (.dbf, .shp e .shx). Queremos visualizar a sobreposição, por isso é necessário escolher os arquivos que contenham os dados da cobertura. No exemplo abaixo será necessário selecionar 03 arquivos de mesmo nome nos formatos SHP, DBF e SHX com o nome “Coverage” nos três formatos e depois clicar em abrir;



9 – Aguarde todos os arquivos serem carregados;



10 – Clique em “Processar”;



11 – Aguarde o processamento;



12 – Visualize como ocorreu a operação e verifique a sobreposição total resultante. É possível enxergar a partir de agora pontos de melhoria na operação buscando minimizar a sobreposição.